Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará
Prof.
Coordenadora: Mara Salete Romano
Público: Alvo Alunos do 1º ao 9ºano,
Professores: Funcionários
Equipe Diretiva
Duração:
este projeto será realizado no período de agosto a dezembro de 2015 e será
continuo de acordo com as necessidades apresentadas ao longo desse período.
Realização Tribo Zimzabue
Quando ouvimos falar sobre meio
ambiente pensamos logo em
florestas, campos, e lugares que tenham plantas ou animais a serem preservados.
A expressão “meio ambiente”, entretanto pode indicar qualquer “espaço” em que
um ser vive e se desenvolve. Na interação e nas trocas de energia que se estabelece
entre ser vivo e meio ambiente há transformação quanto do ser vivo como do meio
ambiente. No caso do ser humano, além do espaço físico e biológico existe
também o espaço sociocultural. Desse modo, pode-se considerar o local onde se
mora, onde se trabalha ou se estuda como parte do meio ambiente. Hoje em dia se
fala muito em Ecologia, mas poucas pessoas agem ecologicamente. O termo
Ecologia foi proposto em 1988 pelo biólogo Haeckel, e é composto por duas
palavras gregas: oikos, que quer
dizer “morada”, e logos, que significa “conhecimento.
É preciso participar das decisões que
interferem na nossa vida. Pois tudo que acontece no mundo ,no país,cidade ou
até mesmo no meu bairro também pode acontecer comigo.
Conhecer
Ecologia estudar a morada ,a casa, o ambiente onde vivem os seres vivos.
1-Introdução
Para a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve
ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema
individual.
2-Justificativa
Com este projeto queremos realizar
ações voltadas para melhorias do meio ambiente,e da qualidade de
vida,procurando incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a
solução dos problemas sociais e ambientais.E com isso queremos contribuir com
um meio ambiente saudável começando pela nossa Escola.
3-Objetivos
-Estimular uma mudança de postura,no
ambiente escolar;
-Evitar o disperdicio de papel;
-Conscientizar e estimular a utilização
do lixo,como garrafas pet,papelão,plástico,alumínio...
Organizar as carteiras na sala de aula;
Manter as carteiras,chão e paredes
limpas;
Preservar os trabalhos expostos pelos
colegas;
Manter o material limpo e organizado;
E de fundamental importância a
“Preservação do meio ambiente e o patrimônio-público-escolar;
4- Metodologia
O “Projeto Reciclar, Educar e Preservar
o Nosso Ambiente Escolar”,será trabalhado de maneira interdisciplinar
e vivenciada que possibilitam atividades utilizando sim:
-
Lixo reciclável em trabalhos escolares,
-
Maquetes,
-
Murais,
-Cartazes,
-
Confecção de jogos,
-
E a conscientização do consumo da água e energia.
5-Recursos
-
Internete
-
Computador
-
Impressora
-
Materiais recicláveis ( garrafa pet,tampinhas
-
Cola,tesoura,tintas,sobra de tecidos,cola quente,lápis de cor,canetas
hidrocor,quadro,giz...
6-Disciplinas
Envolvidas
Geografia;
História;
Física;
Português;
Matemática;
OBS- O referido projeto será divulgado
e socializado em toda escola com o apoio da Equipe Diretiva, Professores,
Funcionários, Pais e Comunidade escolar e a Comunidade em torno da escola.
Ao longo do projeto será realizado
exposição de cartazes,jogos,rep,e todo tipo possível de atividade para a
conscientização dos alunos e a mudança comportamental dos mesmos.
Todo Projeto será divulgado e realizado pelos
alunos que fazem parte do Projeto Tribos em cena Desenvolvimento Sustentável
com Atitude.
TRIBO ZIMZADUE
Os alunos foram divididos em quatro
grupo:
Azul,
Vermelho, Amarelo, Verde
O
QUE VAI NA COLETA
1-Grupo Azul
a-Reciclável
Envelope,cartões,cartolinas,cadernos,papel
de embrulho limpo,papéis impressos( jornais e revistas)
b-Não
reciclável
Papel,higiênico,fotografias,papel, carbono,etiquetas,guardanapos
2-Grupo Vermelho Plástico
a-Reciclável
Garrafas tampas embalagens de
produtos,garrafa pet,cd,DVD,tubos vazios,canetas, escova de dentes.
b-Não reciclável
Fraldas descartáveis,adesivos
embalagens com lâminas
3-Grupo
Amarelo Metal
a-Reciclável
Latas papéis limpos de alumínio,
talheres,embalagem limpa de marmita,panelas,fios,geladeiras,pregos,parafusos.
b-Não recicláveis
Esponja de aço,grampos,clipes,lata de
tinta,embalagens de aerosóis.
4-Grupo
Verde Resíduos Orgânicos
a- Cascas de comida.
Exemplo: frutas,verduras e legumes.
Olá Tribo Zimzabue, que belo projeto, parabéns!!!!!!!
ResponderExcluirInterdisciplinaridade bombando! Parabéns professores!!!!!!!!!!
Abraços!